Digitalização de Documentos

e-DGT

DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

e-DGT-600x400

Superpublo

Prefeitura, Câmara Municipal, Autarquia, Fundação, Empresa Pública e Privada.

Publoffice SISTEMA se especializou para apresentar soluções práticas e com custo baixo para que os clientes possam desfrutar desta ferramenta que possibilitam modernização, digitalização e o gerenciamento eletrônico de documentos.

Os documentos podem ser digitais, sem nunca terem sido impressos, ou podem ser digitais após um processo de digitalização. A Lei 12.682/2012 dispõe sobre a digitalização, o armazenamento em meio eletrônico, óptico ou equivalente e a reprodução de documentos públicos e privados.

Publoffice SISTEMA segue os princípios arquivísticos e padrões normativos do Conarq – Conselho Nacional de Arquivos, criando para isto o PGD – Programa de Gestão de Documentos, com os seguintes objetivos principais:

  • Disponibilização da informação da administração de forma organizada, acessível e protegida;
  • Atuação do setor de Arquivo, como gestor da documentação em modernas instalações físicas adequadas;
  • Fortalecimento de mecanismo de transparência administrativa e de comunicação; e
  • Modernização da gestão da informação e integração dos sistemas de tecnologia.

Consiste, portanto, numa ferramenta de Gestão de Documentos, desenvolvida para atender às necessidades de digitalização, armazenamento e gestão de documentos, preservação de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos ou correlatos.

FUNDAMENTOS JURÍDICOS

No Brasil, a Constituição de 1988 define que “compete à administbação pública, na forma da lei, a gestão de sua documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessite” (art. 216, § 2º). A Carta Magna brasileira ofereceu, assim, o fundamento necesiário para aprovação da Lei Federal nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, conhecida como Lei Nacional de Arquivos.

A gestão de documentos é definida no artigo 3º da referida lei como “o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”. No art. 21 fica estabelecido que: “Legislação estadual, do Distrito Federal e municipal definirá os critérios de organização e vinculação dos arquivos, bem como a gestão e o acesso aos documentos, observado o disposto na Constituição Federal e nesta lei”.

VANTAGENS

 

  1. Organiza a estrutura de armazenamento e arquivamento de documentos, liberando espaço físico;
  2. Controla o versionamento, a temporalidade e a validade dos documentos, bem como o fluxo de trabalho de gestão documental;
  3. Controla e facilita o acesso aos documentos, com tempo de resposta menor às solicitações; e
  4. Digitalização dos documentos com uso de assinatura e certificação digital segura, padrão ICP-Brasil.

BENEFÍCIOS

 

 CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES 

Cliente Publoffice SISTEMA tem desconto especial em capacitação de servidores nas áreas de gestão, licitação e contratação pública, finanças, auditoria e fiscalização, sejam cursos, palestras, encontros, seminários e congressos realizados pela Publoffice CURSOS;

 ASSESSORIA JURÍDICA

Apoio e assistência jurídica qualificada administrativa e legislativa nas demandas pertinentes à administração pública.

Tem interesse, dúvida ou quer mais informação?

Fale conosco agora